Durante o deslocamento, a equipe foi informada de que o suspeito teria fugido em um Fiat Palio com os vidros quebrados. Em certa altura do trajeto, os PMs foram abordados pelos familiares da vítima, que avisaram que o homem estaria perto da praça de pedágio. No local, o suspeito, que mora em Santa Maria, foi detido. Ele não possuía habilitação para dirigir.
Conforme a ocorrência policial, a criança teria relatado aos professores da escola onde estuda que estaria recebendo mensagens de um familiar, que a convidava para viajar e que a teria ameaçado de morte caso não ficasse com ele.
Aos policiais, o pai da criança contou que, ao saber do relato da filha, foi tirar satisfação com o suspeito, que por sua vez teria entrado no veículo, feito uma manobra de derrapagem, o atingido e fugido logo após. O responsável pela vítima sofreu lesões nas pernas e joelhos.
O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi ouvido e liberado. Ainda segundo a ocorrência, o pai da vítima teria afirmado que a criança não informou ter recebido alguma foto íntima ou ter sido tocada pelo suspeito. O caso foi registrado como crime de ameaça, e será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Maria.